domingo, 5 de janeiro de 2014

Tua Educação - Ayrtes

Uma só palavra - educação - se fosse compreendida e vivida na amplidão da sua força, daria para modificar a humanidade, mudando assim toda a estrutura política e social da comunidade terrestre! Mas, ela deve nascer no lar, ou antes, no lar do coração de cada criatura de Deus. A educação tem analogia com todas as virtudes, por isso ela é capaz de remover todos os problemas, entre os mais intrincados da sociedade.
Estamos empenhados e devemos nos empenhar todos - nesse ideal de modificar o Espírito na sua mais profunda estrutura de lidar com os outros; é de interesse geral, que todos sejam delicados, de modo que o amor se expresse em todos os sentidos, a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Revela-nos a experiência que o melhor ambiente é o da amizade pura entre as pessoas, onde a alegria é o próprio ar que respiramos; nós, os Espíritos desencarnados, estamos trabalhando, principalmente no nosso nível, para amar sem distinção, para perdoar sem comércio, para conviver com todos com um único ideal: o de servir à causa da fraternidade legítima. Procura desenvolver, companheiro, a cortesia nos momentos adequados, sem exigir retribuição; trabalha na disciplina, mas contigo mesmo, em todos os momentos em que for conveniente à paz dos que te cercam, sem esperar qualidades positivas dos outros em teu benefício.
A educação é fato muito sério e indispensável entre os filhos de Deus; a alma educada tem facilidade de se instruir, pela capacidade de entendimento de que o amor a capacita. Se queres educar-te, não digas que não tens condições de estudar em escolas ou universidades; a educação verdadeira é fruto do amor, e este nasce do tempo que podes passar observando as oportunidades; trabalha no teu mundo interno e procura superar todos os obstáculos das tuas imperfeições, porque o teu aperfeiçoamento depende também das tuas conquistas. Podemos começar dentro da tua casa, que é a melhor escola, onde os teus impulsos serão disciplinados, e corrigidos os teus modos que estão fora da harmonia do bem viver.
A palavra escolhida para esta página é Leitura, escassa de sinônimos e de prática. Pedimos a todos que sejam mais dados à Leitura. O livro, quando bom, ajuda o leitor a desenvolver o campo dos sentimentos e faz conhecidas muitas leis, que nos sustentam e dirigem, ajudando-nos a viver melhor. Vê o livro espírita, que a tua Terra se encontra enriquecida com ele! São sementes de luz, que despertam os valores da alma em todos os sentidos. Lê e relê, se possível todos os dias, meditando sobre todos os temas apresentados, para que a tua luz se faça no teu próprio caminho. Mais uma vez te lembramos do culto do Evangelho no lar, que não pode ser esquecido.
É bom que seja instalado e dado continuidade com todos os familiares; não sendo possível, que seja com os que simpatizam com este trabalho espiritual. Fora disso, a Leitura pode ser diária; as mensagens e livros vertidos para a linguagem humana pelos Benfeitores da espiritualidade, farão com que a tua mente e a tua casa sejam beneficiados com a presença da luz, em nome do amor. Isto é trabalho da educação; é exercício de aprimoramento, para que, no amanhã, encontres os caminhos da felicidade, para ti e para a tua casa.
Livro: Tua Casa.
Ayrtes / João Nunes Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário