quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Reflexão Matinal - 11

O mal não está somente fora. Está dentro de você. Estamos num universo holográfico, de modo que tudo está contido em tudo, de uma certa maneira. O diabo não mora num lugar místico, vago, longínquo: o diabo está dentro de você. Existem seres diabólicos, mas que só podem afetá-lo e entrar em sintonia com seu mundo, por meio das matrizes de ressonância do mal em você mesmo.
Estude-se em profundidade e descubra os redutos onde se oculta o mal em sua psique, e trabalhe-o, continuamente, não apenas no esforço de transmutá-lo, mas, principalmente, de dar vazão aos excessos de tensão que se acumulam em seu psiquismo, por conta de sua repressão. E a repressão é a fonte dos mais bárbaros horrores perpetrados pelo ser humano, da tirania religiosa às guerras sanguinárias. Nem todo o mal em você poderá ser de imediato transmudado em algo melhor, de modo que o excedente deverá ser expelido, para não desorganizar sua vida mental, aturdindo-a, enlouquecendo-o, tirando-lhe a alegria de viver, a disposição para fazer, a criatividade e a paz. É dever seu descobrir um fio terra, um rito a que se dedique, continuamente, ao menos uma vez na semana, para eliminar os raios de sua loucura e de sua perversidade, de modo consciente, construtivo, ético e controlado, ou eles o fulminarão, enquanto você jazerá atormentado e dementado, sentindo-se vítima de tudo e de todos, destruído pela própria estultícia, assassinado pelo seu assassino interior.
Não por outra razão, a palavra  diabollus, do latim, significa separação, separação de aspectos do Si, que precisam ser reintegrados ao conjunto da personalidade. Ou você disseca o mal que existe em si, assimilando-lhe a energia implícita para usar para o bem, ou o mal se apoderará de você. Não há alternativa: ou você reconhece o mal em si, e, elaborando-o, reabsorve-lhe o conteúdo psíquico, ou será fatalmente levado a praticar o mal, contra si e contra o seu semelhante, principalmente contra quem mais ama, talvez quando mais bem intencionado se sentir. É por isso que o maior pecado humano, como reza a tradição cristã, é a soberba. Quanto menos uma pessoa se supuser com o mal em si, mais o mal se alojará e crescerá nela, já que, nos subterrâneos da mente, converte-se em terrível dragão, cuspindo o fogo da infelicidade, contra tudo e todos, o que, tecnicamente, em psicologia analítica, chama-se de sombra psicológica, nesse caso agigantada.
Prezado (a) leitor(a), esse é assunto de gravíssima importância, pouquíssimo ventilado na cultura hodierna. Se não compreendeu de imediato o conteúdo de minhas sugestões - o que é provável, porque o tema é complexo e não se apreende sem longo estudo - informe-se sobre o assunto. Leia, faça cursos, consulte-se com especialistas. Nele reside a causa para todas as desgraças da humanidade, no nível individual e coletivo. Não por outra razão, é dito em antiga prece cristã, de forma cifrada, que Jesus, antes de ressuscitar, desceu à mansão dos mortos, tanto quanto o Cristo, antes de começar sua vida pública, precisou passar quarenta dias no deserto e dialogar e ser tentado por Satanás. Quem não se conscientiza de suas trevas interiores, nunca enxergará a Luz.
Demetrius / Benjamin Teixeira.
Livro: Reflexões Matinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário