sábado, 30 de setembro de 2017

“Sursum corda” - Vinícius

"Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado à força, e os violentos são os que o conquistam." (Evangelho.)
O reino dos céus é dos fortes. Os abúlicos, os pusilânimes e os covardes jamais o alcançarão. Sua posse depende de uma porfiada conquista. A obra da salvação é obra de educação. Educar é desenvolver os poderes latentes do espírito, dentre os quais sobressai a Vontade. É com o poder da Vontade que se alcança o céu. A Vontade, disse um eminente educador, é a força principal do caráter, é, numa palavra, o próprio homem.
Tomás de Aquino, interpelado por certa senhora de alta sociedade sobre o que se fazia preciso para ganhar o céu, respondeu: Querer.
A maioria dos erros que cometemos são atos de fraqueza moral. Os vícios dominam-nos, a cólera arrebata-nos, o ciúme consome-nos, a ambição perturba-nos, o orgulho cega-nos, o egoísmo envilece-nos. Dissimulamos a cada passo, abafando a verdade, preterindo a justiça, pactuando com a iniqüidade. E tudo porquê? — por fraqueza.
Uma vontade frouxa, deseducada, é a causa dos fracassos, dos desapontamentos, das quedas e das humilhações por que passamos na trajetória da existência. O reino dos céus há de ser tomado à força. É o único caso em que a violência se justifica. Sem energia de vontade não se doma a animalidade que nos degrada, não se sobe a simbólica escada de Jacob. Sem coragem moral não se abraça a verdade, nem se vive segundo a justiça.
O Apocalipse, em sua linguagem parabólica, diz: "Não és frio, nem quente, oxalá fosses frio ou quente: És morno, por isso estou para te vomitar de minha boca. Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus".
O morno é o fraco, é o tíbio, o indeciso, o medroso, que não sabe porfiar, que foge espavorido das lutas e das pelejas.
Jesus disse aos seus discípulos:
— Ide. Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos.
Ele queria, portanto, homens resolutos, dispostos a enfrentar obstáculos, e a conjurar perigos. A ovelha no meio da alcateia corre risco iminente. E o Mestre aponta e salienta esse perigo ordenando peremptoriamente: "Ide". Referindo-se ao caminho da salvação, disse que esse caminho é estreito como estreita é a porta que lhe dá acesso. Para melhor elucidar o caso, acrescenta: "Quem quiser ser meu discípulo renuncie a tudo, inclusive à própria vida, tome sua cruz e siga-me".
Os dizeres acima não dão margem a mal-entendidos. Eles exprimem clara e positivamente que, para ser cristão, o homem precisa tornar-se forte, corajoso, intrépido.
E o Mestre o exemplificou dando perfeito testemunho, na sua vida terrena, de integridade de caráter, de valor moral e de intrepidez.
"Ninguém me convence de pecado. — Eu venci o mundo. — Seja o teu falar sim, sim; não, não. Não temais os homens. — Sede perfeitos como vosso Pai celestial é perfeito" — são frases de um Espírito forte e valoroso. A expulsão dos vendilhões do templo, dadas as condições e o meio em que se operou, foi mais do que um ato de coragem moral, foi um cartel de desafio atirado pelo Mestre a uma horda de inimigos ferozes e poderosos.
O homem atual carece de valor moral.
O parasitismo crescente comprova tal asserção. Atravessamos uma época de crise de energia. Não de energia elétrica, como clama a imprensa de nossos dias, mas de energia moral, de coragem cívica, de inteireza de caráter. Semelhante crise é de conseqüências gravíssimas para a Humanidade. A crise de energia elétrica acarreta males relativos e sanáveis, enquanto que a crise de energia moral, se não for conjurada, trará a dissolução social, determinará um verdadeiro cataclismo mundial.
Salvar é educar. O reino dos céus é conquista dos fortes. Eduquemos a vontade libertando nosso espírito da ignominiosa servidão, do negregado cativeiro do vício e das paixões.
Imaginar a salvação fora da auto-educação de nossas almas, é utopia dogmática incompatível com a atualidade .
Salvemos o mundo, salvando-nos a nós mesmos.
"SURSUM CORDA!"
Livro: Nas Pegadas do Mestre.
Vinícius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário