segunda-feira, 17 de julho de 2017

Palavra do Dia / Vorto de la tago - 55

                GRATULI - Dar os parabéns, felicitar, gratular.

Esprimi al iu per ĝentilaj vortoj sian kontentecon pro sukceso aŭ feliĉo okazinta al li:
(Expressar por meio de palavras gentis o seu contentamento pela felicidade ou sucesso conquistado por alguém)
 

Fratino sendis al mi gratulan leteron.
Minha irmã me enviou uma carta em que se manifesta gratidão.
Mi gratulas vin okaze de via naskiĝtago!
Eu o parabenizo pelo acontecimento de seu aniversário!
Mi gratulis telegrafe la junajn geedzojn.
Eu dei os parabéns por telegrama aos novos cônjuges.
Mi ĝojas, ke vi sukcesis pri via ekzameno. Gratulon!
Estou feliz que você foi bem sucedido no exame. Meus Parabéns!
Gratulon al via edzino, kiu naskis tian belegan bebon!
Parabéns para sua esposa, que deu à luz a esse belíssimo bebê!
Mi havas la honoron gratuli vin pro la eksterordinara feliĉo.
Eu tenho a honra de parabenizá-lo por sua extraordinária felicidade.

*** 
Programa "MiaAmiko" - Esperanto@Brazilo.
Virtuala Brazila Esperanto-Movado.
http://esperanto.brazilo.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário