sábado, 29 de abril de 2017

Palavra do Dia / Vorto de la tago - 41

                             OFICO - Ofício, emprego.

Okupo, profesio, konsistanta en plenumo de publika aŭ privata servado:
(Ocupação, profissão, consistindo em obediência do serviço público ou privado)

Li plenumas oficon de kasisto.
Ele cumpre ofício de tesoureiro.
Vi devas surmeti ofican uniformon.
Você tem que vestir um uniforme do ofício.
Mi devas ofici ĝis la sesa vespere.
Eu tenho que cumprir o ofício até às seis da tarde.  
En nia oficejo laboras plejparte virinoj.
Em nosso escritório trabalham na maior parte das vezes as mulheres.
Mi demandos pri tio bankan oficiston.
Eu perguntarei a respeito disso para um funcionário do banco.   
La tuta oficistaro estas invitata al la festo.
Todos funcionários estão convidados para a festa.
Hodiaŭ enoficiĝis nova prezidento en nia lando.
Hoje, tomou posse um novo presidente em nosso país.
Mi ne havas monon por vojaĝo, ĉar mi estas senofica nun.
Eu não tenho dinheiro para uma viagem, porque estou sem emprego agora.
***
Programa "MiaAmiko" - Esperanto@Brazilo
Virtuala Brazila Esperanto-Movado

Nenhum comentário:

Postar um comentário