terça-feira, 7 de junho de 2016

A face do Senhor

Narra antiga lenda que, após a descida de Jesus da cruz, Nicodemos, muito comovido, guardou o lenho e pôs-se a esculpir nele o amado amigo, conforme o vira pela última vez.
Trabalhou por largo período com esforço e carinho, realizando uma escultura excepcional.
Deixara, porém, o rosto para fazê-lo em último lugar.
No entanto, por mais que tentasse não conseguia transmitir à madeira rústica a incomparável expressão de sofrimento e amor com que o Mestre exalara o último suspiro.
Já desanimado e supondo-se incapaz de fazê-lo, adormeceu, numa oportunidade, exausto e triste, ante a magnífica obra inacabada.
Sonhou, então, que um anjo se acercou da escultura e, rapidamente realizou o que ele tanto desejara fazer sem o conseguir.
No auge do júbilo, Nicodemos despertou e, antes de lamentar haver sido apenas um sonho, se deparou com a face do Cristo superiormente esculpida, completando com perfeição o conjunto harmonioso.
*   *   *
Na cidade de Lucca, na Itália, encontra-se a Santa face, uma obra escultural de autor desconhecido, que a fantasia popular e religiosa vestiu de lenda...
Deixando à margem o exagero, descobrimos uma simbologia oportuna que merece reflexão.
Na sociedade moderna, em que a justiça, o amor e a liberdade são sacrificados, permanecem os instrumentos de flagelação que o cristão, à semelhança de Nicodemos, deve transformar na face da paz e do perdão, em favor de uma vida digna de ser preservada.
Quando, no entanto, os esforços parecerem inúteis e vãos, já à beira do desalento, os Espíritos da luz vêm auxiliar a completar a obra que refletirá a presença do Cristo sustentando a criatura desesperada e infeliz.
*   *   *
Cada um vê a face do Senhor, no mundo, conforme a sua necessidade.
Madalena a viu de uma maneira diversa de Pilatos.
Pedro a conhecia de forma diferente de Judas.
João percebia a face do Mestre de forma diversa de Tomé, e assim por diante.
Ainda hoje é assim.
Deixe-se, pois, esculpir pelos anjos, de modo a oferecer a todos, a confortadora face do Senhor impressa em sua conduta.
Redação do Momento Espírita com base no cap 24,  do livro Seara do bem, por Espíritos diversos, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário