domingo, 22 de fevereiro de 2015

Monturo – Emmanuel.

“Nem presta para a terra, nem para o monturo; lançam­no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” - Jesus (Lucas, 14:35) 
Segundo deduzimos, Jesus emprestou significação ao monturo. Terra e lixo, nesta passagem, revestem­se de valor essencial.
Com a primeira, realizaremos a semeadura, com o segundo é possível fazer a adubação, onde se faça necessária.
Grande porção de aprendizes, imitando a atitude dos fariseus antigos, foge ao primeiro encontro com as “zonas estercorárias” do próximo; entretanto, tal se verifica porque lhes desconhecem as expressões proveitosas.
O Evangelho está cheio de lições, nesse setor do conhecimento iluminativo.
Se José da Galiléia ou  Maria de Nazaré simbolizam terras de virtudes fartas, o mesmo não sucede aos apóstolos que, a cada passo, necessitam recorrer à fonte das lágrimas que escorrem do monturo de remorsos e fraquezas, propriamente humanos, a fim de fertilizarem o terreno empobrecido de seus corações.
De quanto  adubo dessa natureza precisaram Madalena e Paulo, por exemplo, até alcançarem a gloriosa posição em que se destacaram?
Transformemos nossas misérias em lições.
Identifiquemos o monturo que a própria ignorância amontoou em torno de nós mesmos, convertamo­lo em adubo  de nossa “terra íntima” e teremos dado razoável solução ao problema de nossos grandes males.
Livro: Pão Nosso.
Emmanuel / Chico Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário