domingo, 8 de fevereiro de 2015

Ajuda sempre - Emmanuel

“Mas  Paulo  respondeu:  Que  fazeis  vós,  chorando  e magoando­me o coração?” - Atos, 21:13.
Constitui passagem das mais dramáticas nos Atos dos Apóstolos aquela em que Paulo de Tarso se prepara, à frente dos testemunhos que o aguardavam em Jerusalém.
Na alma heróica do lutador não paira qualquer sombra de hesitação.
Seu espírito, como sempre, está pronto. Mas, os companheiros choram e se lastimam; e, do coração sensível e valoroso  do batalhador do Evangelho, fluí a indagação dolorosa.
Não obstante a energia serena que lhe domina a organização  vigorosa, Paulo sentia falta de amigos tão corajosos quanto ele mesmo.
Os companheiros que o  seguiam estavam sinceramente dispostos ao 
sacrifício, entretanto, não sabiam manifestar os sentimentos da alma fiel. É que o  pranto ou  a lamentação jamais ajudam, nos instantes de testemunho difícil. Quem chora, ao lado de um amigo em posição perigosa, desorganiza­lhe a resistência.
Jesus chorou no Horto, quando sozinho, mas, em Jerusalém, sob o peso da cruz, roga às mulheres generosas que O amparavam a cessação das lágrimas angustiosas. Na alvorada da Ressurreição, pede a Madalena esclareça o motivo de seu pranto, junto ao sepulcro.
A lição é significativa para todo aprendiz.
Se um ente amado permanece mais tempo sob a tempestade necessária, não  te entregues a desesperos inúteis. A queixa não soluciona problemas. Ao invés de magoá­lo com soluços, aproxima­te dele e estende­lhe as mãos.
Livro: Pão Nosso.
Emmanuel / Chico Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário