terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Granjeai amigos - Emmanuel

“Também vos digo: granjeai amigos com as riquezas da injustiça.” Jesus / Lucas, 16:9.
Se o homem conseguisse, desde a experiência humana, devassar o pretérito profundo, chegaria mais rapidamente à conclusão de que todas as possibilidades que o felicitam, em conhecimento  e saúde, provêm da Bondade Divina e de que a maioria dos recursos materiais, à disposição de seus caprichos, procede da injustiça.
Não nos cabe particularizar e, sim, deduzir  que as concepções do direito humano se originaram da influência divina, porque, quanto a nós outros, somos compelidos a reconhecer nossa vagarosa evolução individual do egoísmo feroz para o amor universalista, da iniqüidade para a justiça real.
Bastará recordar, nesse sentido, que quase todos os Estados terrestres se levantaram, há séculos, sobre conquistas cruéis. Com exceções, os homens têm sido servos dissipadores que, no momento  do ajuste, não se mostram à altura da mordomia.
Eis por que Jesus nos legou a parábola do empregado infiel, convidando-­nos à fraternidade sincera para que, através dela, encontremos o caminho da reabilitação.
O Mestre aconselhou­-nos a granjear amigos, isto é, a dilatar o círculo de simpatias em que nos sintamos cada vez mais intensivamente amparados pelo espírito de cooperação e pelos valores intercessórios.
Se o nosso passado espiritual é sombrio e doloroso, busquemos simplificá­-lo, adquirindo dedicações verdadeiras, que nos auxiliem através da subida áspera da redenção.
Se não temos hoje determinadas ligações com as riquezas da injustiça, tivemo-­las, ontem, e faz­-se imprescindível aproveitar o tempo para o nosso reajustamento individual perante a Justiça Divina.
Livro: Pão Nosso.
Emmanuel / Chico Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário