quinta-feira, 17 de julho de 2014

"EU" CONTRA "EU" - Irmão X

Quando o Homem ainda jovem desejou cometer o primeiro desatino, aproximou-se o Bom
Senso e observou-lhe.
- Detém-te! Por que te confias assim ao mal?
O interpelado, porém respondeu orgulhoso:
- Eu quero.
Passando, mais tarde, à condição de perdulário e adotando a extravagância e a loucura por normas de viver, apareceu a Ponderação e aconselhou-o:
- Pára! Por que te consagras, desse modo, ao gasto inconseqüente?
Ele, contudo, esclareceu jactancioso:
- Eu posso.
Mais tarde, mobilizando os outros a serviço da própria insensatez, recebeu a visita da Humildade, que lhe rogou, piedosa:
- Reflete! Por que te não compadeces dos mais fracos e dos mais ignorantes?
O infeliz, todavia, redargüiu colérico.
- Eu mando.
Absorvendo imensos recursos, inutilmente, quando poderia beneficiar a coletividade, abeirou-se dele o Amor e pediu:
- Modifica-te! Sê caridoso! Como podes reter o rio das oportunidades sem socorrer o campo das necessidades alheias?
E o mísero informou:
- Eu ordeno.
Praticando atos condenáveis, que o levaram ao pelourinho da desaprovação pública, a Justiça acercou-se dele e recomendou?
- Não prossigas! Não te dói ferir tanta gente?
O infortunado, entretanto, acentuou implacável:
- Eu exijo.
E assim viveu o Homem, acreditando-se o centro do Universo, reclamando, oprimindo e dominando, sem ouvir as sugestões das virtudes que iluminam a Terra, até que, um dia, a Morte o procurou e lhe impôs a entrega do corpo físico.
O desditoso entendeu a gravidade do acontecimento, prosternou-se diante dela e considerou:
- Morte, por que me buscas?
- Eu quero-disse ela.
- Por que me constranges a aceitar-te?-gemeu triste.
- Eu posso-retrucou a visitante.
- Como podes atacar-me deste modo?
- Eu mando.
- Que poderes te movem?
- Eu ordeno.
- Defender-me-ei contra ti -clamou o Homem, desesperado-, duelarei e receberás a minha maldição!...
Mas a Morte sorriu imperturbável, e afirmou:
- Eu exijo.
E, na luta do "eu", contra "eu", conduziu-o à casa da Verdade para maiores lições.
Livro: Contos e Apólogos.
Irmão X (Humberto de Campos).
Chico Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário