segunda-feira, 14 de julho de 2014

Aprende com humildade - Miramez

Todos buscamos o aprendizado. A vida na terra ou nos mundos espirituais é escola divina, trabalhando na estrutura interna das criaturas, no sentido de levá-las à sabedoria imortal, despertando todas as qualidades que, por vezes, dormem no seu mundo interior. Aprendendo, esquece-se a arrogância. Quem tem humildade para instruir, compreende mais as leis que devem ser respeitadas, ganhando a atenção dos instrutores espirituais e crescendo no entendimento.
Não queiras violentar as forças que te cercam em teu benefício, pretendendo aprender de um dia para o outro. A natureza não pára, mas é paciente, tem ritmo do universo. Os exageros acabam nos extremos e complicam a vida do exagerado. Habitua-te com a serenidade em tudo o que fizeres, porque é através dela que o Senhor te comanda e na tua inteligência desabrochará a luz que todos carregam nos corações. Medita muito sobre a humildade. Ela existe guardada em tua consciência, esperando o toque divino do teu amor e, junto ao amor de Deus, instala-se a luz no teu parais, no céu da consciência. Não pares de estudar os assuntos nobres da vida, usando a razão em todos eles, selecionando métodos e escolhendo caminhos, porque a tua parte deve ser feita por ti mesmo. Não esperes que ninguém te dê o que deve ser conquistado por teus esforços. Há um tempo e para cada tempo deves empregar esforços.
Se queres ver a realidade, medita sobre a vida de Jesus, como exemplo maior, e encontrarás de tudo para engrandecer a tua conduta e o que deve ser feito por ti nos caminhos que percorres. A única coisa que carece de modificações pelas tuas mãos, são teus defeitos. As arestas haverão de ser aparadas no teu interior, e gastarás todo o tempo com essa operação, sem que sobre espaço e tempo para notares e comentares os defeitos alheios. Instrui-te com humildade a cada passo que a vida te convocar. De minuto a minuto, encontrarás lições suficiente para encheres o vazio do teu interior.
A felicidade é de quem se educa. As escolas dos homens são respeitáveis no que tange aos ensinamentos. No entanto, a universidade da natureza é bem mais completa, desde quando aprendamos a nos instruir nela. As portas estão sempre abertas para todos os aprendizes de boa vontade. Se já te acostumaste a selecionar pensamentos bons, usando-os para a construção das tuas idéias, começastes a entender a vontade do Soberano, manifestando em ti intenções de melhora. Se já começaste a educar a tua palavra ante os que te ouvem, estás dando sinais de que já entendestes Jesus e passando a copiar o Seu exemplo. Mas, em todo esse labor, não te esqueças da humildade, em todas as suas feições. O amor deixa o traço de fraternidade livre das opressões.
Aprender é ação grandiosa, e ensinar pelo exemplo é movimento divino por onde passamos. Tudo isso são sementes que saímos a semear, considerando o dever da doação como gratidão a Deus pelo que aprendemos na grande escola da vida. Não deves perder a serenidade n função do aprendizado, pois ela abre a inteligência para Deus e entrega o teu coração para Jesus.
Livro: Força Soberana.
Miramez / João Nunes Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário