segunda-feira, 26 de agosto de 2013

FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

Em todos os tempos, inúmeras foram às religiões e filosofias que afloraram pelo mundo. Essas doutrinas eram mais ou menos elevadas, de acordo com o estágio evolutivo daqueles que as formularam. Umas eram mais fechadas, mais exclusivistas, pertenciam apenas a um grupo, que, muitas vezes, achava-se dono da verdade; outras tinham seus conceitos mais ampliados, e visavam uma coletividade, mas, ainda assim, tinham suas imposições. Todas elas tinham o seu lema, mas, em geral, não alcançavam a totalidade dos Homens.
A Doutrina Espírita com a máxima “Fora da caridade não na salvação” vem ampliar a possibilidade de “salvação” para toda a Humanidade.
Mas o que é a salvação?
Vivemos num mundo de provas e expiações, logo, existem aflições, desilusões, tribulações. Todos nós estamos sujeitos a essas vicissitudes. No entanto, quando compreendemos que há uma lei maior de causa e efeito, e, portanto, ha uma razão justa, mesmo que desconhecida momentaneamente, para as nossas dificuldades, sentimo-nos consolados. Começamos a compreender o alcance do Cristo Consolador, quando disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e vos darei descanso.” Eis a salvação! Mesmo neste mundo, quando confiamos em Jesus e nos resignamos a Vontade Divina, o peso do mundo não mais nos oprime!
Por outro lado, pela luz trazida pelo Espiritismo, sabemos que quando deixarmos o plano físico, nossa vida futura será o resultado de nossas escolhas e ações. Se agirmos de forma egoística, indiferentes ao nosso semelhante, frios em relação à dor do próximo, encontraremos, na outra a vida, o “ranger de dentes”.
Entretanto, se praticarmos a caridade Segundo o Mestre ensinou-nos, teremos encontrado o verdadeiro caminho, e, receberemos a “recompensa dos justos”: “A cada um segundo suas obras!” Eis a salvação que está ao alcance de todos nós, independentemente de Credo religioso!
Nesse sentido, encontramos esta bela passagem em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, cap. XV item 10: “Meus filhos, na máxima: Fora da caridade não há salvação, estão contidos os destinos dos homens sobre a terra e no céu. Sobre a terra, porque, a sombra desse estandarte, eles viverão em paz; e no céu, porque aqueles que a tiverem praticado encontrarão graça diante do Senhor.”
“(...) Fazei, pois, que, em vos vendo, se possa dizer que o verdadeiro espírita e o verdadeiro cristão são uma e a mesma coisa, porque todos os que praticam a caridade são discípulos de Jesus, qualquer que seja o culto a que pertençam.”
Livro: Curso de Aprendizes do Evangelho – 2º Ano FEESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário