sexta-feira, 10 de maio de 2013

AJUDAR

         “Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber.” Pv 25 v 21
Eis que o Cristo apoiou o provérbio acima mencionado, de Salomão, na dignidade desta fala:
"Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos". E mais adiante continua: "Eu, porém, vos digo: Não resistais ao perverso; mas a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra".
E Paulo, inspirado em Jesus, acrescenta: "Abençoai aos que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis".
Se queres ajudar, vários caminhos se te deparam.
O impulso instintivo é o da vingança, contra quem nos ofende. Porém, o Cristo domina a ignorância e nos pede para ofertar-lhes a água do perdão. Se o caso é fome, que lhes demos o pão da fraternidade; e, se lhes faltam vestes, que os revistamos de amor.
Quem espera o ofensor para a desforra, vive de parceria com a maldade.
Se alguém já nos aborreceu muito, a melhor forma de ganhá-lo é esquecer as ofensas, e, se possível, ajudá-lo nas dificuldades.
Quem desarmoniza a vida alheia sempre se arrepende; se perdoado, pode se tornar seu maior amigo.
Pensar demais sobre como deve ajudar, sem fazer esforços, é adiar oportunidades de servir. A caridade está mais entregue à inspiração.
Os métodos para sermos úteis estão dentro de nós, aliados às nossas necessidades. Quando damos o pão para matar a fome física do nosso irmão, estamos eliminando a nossa fome espiritual; quando damos água a quem tem sede material, estamos saciando nossa própria sede da Alma; quem está vestindo os nus no mundo, está fazendo roupas espirituais para si mesmo. Então, de quem é o maior proveito?... É NOSSO.
É tão bonito e humanitário, como lei divina, este provérbio, que vamos repeti-lo: "Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; e se tiver sede, dá-lhe água para beber".
O perdão aqui está na mais profunda compreensão cristã. São esquecidas todas as ofensas, e ainda o ofendido ajuda o ofensor, de maneira cordial, sincera e digna, transformando a ignorância em laços de amizade.
Ajuda quando puder, e ajuda onde estiver, de maneira que a exigência não perturbe os teus sentimentos de amor.
Se queres ter alguma coisa de sabedoria em teu coração, trabalha para que o ódio não se aninhe em tua Alma.
Se queres ter paz, procura laborar constantemente o perdão.
Se queres ter abundância de todas as coisas boas, distribua o quanto puderes e tiveres de melhor. Empenha-te na fé, que ela te mostrará coisas tuas que não conhecias.
Pelo Espírito: CARLOS
Psicografia: JOÃO NUNES MAIA
Do livro: TUAS MÃOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário