sábado, 9 de fevereiro de 2013

Viver com naturalidade - Hammed

         “... Vivei com os homens de vossa época, como devem viver os homens...” “... Fostes chamados a entrar em contato com espíritos de natureza diferente, de caracteres opostos; não choqueis nenhum daqueles com os quais vos encontrardes. Sede alegres, sede felizes, mas da alegria que dá uma boa consciência...” (O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Karde, Capítulo 17, item 10)
       Viver “felizes segundo as necessidades da Humanidade” (O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Karde, Capítulo 17, item 10) é viver com naturalidade, ou seja, participar efetivamente na sociedade usando nosso jeito natural de ser.
       Todos nós fomos abençoados com determinadas vocações, e o mundo em que vivemos precisa de nossa cooperação individual, para que possamos, ao mesmo tempo, desenvolver nossas faculdades inatas na prática social e aumentar nossa parcela de contribuição junto à comunidade em que vivemos, no aperfeiçoamento da humanidade.
       Possuímos talentos que precisam ser exercitados para que possam florescer, mas poucos de nós damos o real valor a essa tarefa. Esses mesmos talentos estão esperando nosso empenho de “se dar força”, a fim de colocá-los em plena ação no intercâmbio das relações com as pessoas e com as coisas.
       Não podemos então olvidar que viver no mundo é “entrar em contato com espíritos de natureza diferente, de caracteres opostos” (O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Karde, Capítulo 17, item 10), reconhecendo que cada um dá o que tem, vive do jeito que pode, percebe da maneira que vê, admitindo que, por se tratar de tendências, talentos e vocações, todos nós temos a peculiar necessidade de “ser como somos” e “estar onde quisermos” na vida social.
Talentos são impulsos naturais da alma adquiridos pela repetição de fatos semelhantes, através das vidas sucessivas. Vocação é a “voz que chama”, palavra oriunda do latim “vocatus”, que quer dizer chamado ou convocação.
Pelo fato de a Natureza ser uma verdadeira “vitrina” de biodiversidade ou multiplicidade de seres, é que cada indivíduo tem suas próprias ferramentas, úteis para laborar na lida social.
Todas as árvores são árvores, mas o pessegueiro não tem as mesmas peculiaridades do limoeiro, nem o abacateiro as da mangueira. Por isso, cada pessoa também se exprime em níveis diversos segundo as múltiplas formas com que a Sabedoria Divina nos plasmou na criação universal.
      Assim, todos somos convocados a “agir no social”, não com “um aspecto severo e lúgubre, repelindo os prazeres que as condições humanas permitem” (O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Karde, Capítulo 17, item 10), mas felizes, fazendo uso de nossos potenciais e faculdades prazerosamente.
Jesus de Nazaré vivia, à sua época, uma vida mística e distante da sociedade?
   O Cristo de Deus se integrava intensamente no social, “participando das festas de casamento” (Jesus/João 2:1 e 2.), “do relacionamento fraterno, amando intensamente os amigos” (Jesus /João 15:13) “Sem preconceito algum fazia visitas e tomava refeições em companhia de variadas criaturas”, (Jesus/Mateus 9:10)percorrendo cidades, campos e estradas sempre acompanhado dos amigos queridos e das multidões que O cercavam.
Em vista disso, devemos entender que as leis do Criador deram às criaturas inclinações e aptidões íntimas e originais, para que elas pudessem conviver entre si, oferecendo a cada uma participação também original na vida comunitária de maneira “sui generis”.
Devemos, sim, viver no mundo com a consciência de que somos espíritos eternos em crescimento e progresso, e de que o nosso “ânimo de viver” em sociedade depende de colocarmos em prática as nossas verdadeiras capacidades e vocações da alma.
Lembremo-nos, contudo, de que a palavra “ânimo” quer dizer “alma”, do latim “animus”, e de que devemos, cada um de nós, “viver com alma” no círculo social do mundo.
Livro: Renovando Atitudes.
Espírito: Hammed
Médium: Francisco do Espírito Santo Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário