segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Como Vemos Jesus

Da revista O Consolador:
Cinco anos atrás, às vésperas do Natal de 2007, publicamos nesta revista o Especial intitulado “Como o Espiritismo vê Jesus e a moral cristã” – http://www.oconsolador.com.br/36/especial.html –, um texto que vale a pena relembrar sempre, para mostrar ao leitor a reverência com que o Espiritismo trata a pessoa de Jesus e seus ensinamentos.
Nos itens 6 e 7 do cap. I de "O Evangelho segundo o Espiritismo", Kardec escreveu:
“A lei do Antigo Testamento teve em Moisés a sua personificação; a do Novo Testamento tem-na no Cristo. O Espiritismo é a terceira revelação da lei de Deus, mas não tem a personificá-la nenhuma individualidade, porque é fruto do ensino dado, não por um homem, sim pelos Espíritos, que são as vozes do Céu, em todos os pontos da Terra, com o concurso de uma multidão inumerável de intermediários. É, de certa maneira, um ser coletivo, formado pelo conjunto dos seres do mundo espiritual, cada um dos quais traz o tributo de suas luzes aos homens, para lhes tornar conhecido esse mundo e a sorte que os espera.
“Assim como o Cristo disse: ‘Não vim destruir a lei, porém cumpri-la’, também o Espiritismo diz: ‘Não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe execução’. Nada ensina em contrário ao que ensinou o Cristo; mas desenvolve, completa e explica, em termos claros e para toda gente, o que foi dito apenas sob forma alegórica. Vem cumprir, nos tempos preditos, o que o Cristo anunciou e preparar a realização das coisas futuras. Ele é, pois, obra do Cristo, que preside, conforme igualmente o anunciou, à regeneração que se opera e prepara o reino de Deus na Terra.”
Analisando o texto acima na Introdução ao Livro dos Espíritos (LAKE, 3ª edição, págs. 11 e 12), Herculano Pires afirma, com a autoridade intelectual que conhecemos, que a Bíblia é a codificação da primeira revelação cristã, o Espiritismo, a codificação da terceira revelação, e o Evangelho representa a segunda revelação, "a que brilha no centro da tríade dessas revelações", tendo na figura do Cristo o sol que ilumina as duas outras, uma como que "intervenção direta do Alto para a reorientação do pensamento terreno".
Sol que ilumina as duas outras! Herculano não poderia ter sido mais feliz ao escrever tais palavras e, no entanto, apenas confirmava o que, muito antes dele, Léon Denis e Emmanuel haviam escrito a respeito do amigo espiritual cujo aniversário de nascimento se comemorará daqui a dois dias.
O “governador espiritual” de nosso planeta, conforme palavras de Léon Denis, teve realmente, e continua tendo, um papel fundamental na organização e direção do mundo em que vivemos, como podemos inferir lendo este pequeno texto que Emmanuel inseriu no cap. 1 do livro A Caminho da Luz:
“Rezam as tradições do mundo espiritual que na direção de todos os fenômenos, do nosso sistema, existe uma Comunidade de Espíritos Puros e Eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as rédeas diretoras da vida de todas as coletividades planetárias. Essa Comunidade de seres angélicos e perfeitos, da qual é Jesus um dos membros divinos, ao que nos foi dado saber, apenas já se reuniu, nas proximidades da Terra, para a solução de problemas decisivos da organização e da direção do nosso planeta, por duas vezes no curso dos milênios conhecidos. A primeira verificou-se quando o orbe terrestre se desprendia da nebulosa solar, a fim de que se lançassem, no Tempo e no Espaço, as balizas do nosso sistema cosmogônico e os pródromos da vida na matéria em ignição, do planeta, e a segunda, quando se decidiu a vinda do Senhor à face da Terra, trazendo à família humana a lição imortal do seu Evangelho de amor e redenção.” 
Não foi, portanto, sem razão que Allan Kardec, ao comentar a resposta dada pelos imortais à pergunta 625 d' O Livro dos Espíritos, escreveu:
"Jesus é para o homem o tipo da perfeição moral a que pode aspirar a humanidade na Terra. Deu no-lo oferece como o mais perfeito modelo, e a doutrina que ele ensinou é a mais pura expressão de sua lei, porque ele estava animado do espírito divino e foi o ser mais puro que já apareceu sobre a Terra".
Fonte: http://blog-espiritismo.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário