segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

APRENDIZADO


     “Mais fundo entra a repreensão no prudente do que cem açoites no insensato.” Pv 17 v 10.
O prudente valoriza mais as lições, assimila com mais acerto os conselhos e é vigorosa a sua sensibilidade para o bem; tolera as ofensas, perdoa o intolerante, alegra os tristes e ainda sobra-lhe tempo para amar, indistintamente.
O insensato é menos sensível ao bem, porque ainda não despertou para as realidades espirituais.
O homem consciencioso não precisa sofrer violências e, em certos casos, é convidado, com respeito, para mudar de atitudes. O bruto tem de passar por duras repreensões, para entender a justiça e o direito dos outros.
Seja qual for a tua posição na vida, não abuses dos teus poderes. De uma hora para outra poderá estar em idêntica situação à dos que sofrem pelo teu orgulho e vaidade.
Se os teus impulsos são ordenados somente para os fatos da imprudência e a sabedoria já toca o teu discernimento, esforça-te, trabalha e procura mudar as tuas atitudes. Quem busca o bem, é sempre ajudado pela caridade e quem sente a caridade é porque possui o amor no coração.
O aprendizado é longo, mas existe em toda parte, dentro e fora de nós.
É mais freqüente o estudante dedicado aprender as lições com mais desembaraço. A persistência, com amor, desenvolve a inteligência.
O alheamento torna surdos os ouvidos e apaga a lucidez da alma.
Temos essa faculdade extraordinária que consiste em poder aceitar ou recusar. Usemo-la, sob a inspiração de Deus, para que Jesus possa trabalhar conosco e por nós.
Uma mensagem ou uma palavra, um gesto ou mesmo um olhar, podem mudar, ou ajudar a mudar, a vida de determinadas criaturas, se o sentimento do amor já começou a vibrar em seu íntimo. Se não houver amor, será necessário tempo maior ou menos longo para que a ajuda possa trazer a boa nova do bem.
A ignorância é demorada, a sabedoria é rápida; os impulsos inferiores são trevas e os bons sentimentos são claridades dignificadas.
Busquemos aprender tudo, que esse tudo está sempre a nossa disposição. Se o processo evolutivo te impediu de estudar em escolas, estuda na universidade da natureza. Se achares pouco, tu mesmo és o maior centro de pesquisas. Mas, não queiras fazer isso com auto-suficiência. Lembre-te de DEUS.
Do Livro: Tuas Mãos
Espírito: Carlos
Médium: João Nunes Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário