quarta-feira, 10 de outubro de 2012

D O M Í N I O

      “E ele num instante a segue, como o boi que vai ao matadouro; como o cerco que corre para a rede”. Pv 7 v 22
O dominador deixa-se influenciar, talvez sem o perceber, pelo dominado; as leis que chamamos de "ação e reação" são implacáveis nesse terreno; o ignorante sente prazer na opressão, porque desconhece os recursos do oprimido no ato reversivo.
O submisso segue como o boi que aceita a canga no pescoço, e puxa o carro em que o senhor se assenta. O dominante, contudo, por sua vez, tem obrigações múltiplas para com aqueles que lhe servem como servos.
Um país traça leis para que se respeitem, e com isso cria deveres para com seus filhos. O pai é o chefe do lar e a ele se apega pelos sentimentos com obrigações da mantê-lo. Um apurado estudo nos leva à conclusão de que toda influência também é influenciada.
Um comandante expede ordens para os seus subalternos, e esses o prendem em seu posto. Os milicianos, em muitos casos, são obrigados a legarem a própria vida para sustentar a honra do comando. Um general não pode temer perigo algum, para que se firme, cada vez mais, a moral da tropa.
O dominador, pelo sentido da palavra, deixa transparecer que não pode viver só. Quem sente a ansiedade pela posse, torna-se escravo da propriedade.
Quem pretende amar, exigindo amor, fica na dependência do sacrifício. É uma dívida que pode lhe custar muito caro.
Tanto o Santo, quanto o Sábio, dão de si mesmos, sem esperar dádivas. Pois, são conscientes que, na proporção em que ofertam, receberão oferendas.
As leis da justiça estão presentes dentro e fora de nós, sem que deixem passar um til no trato com os merecimentos.
Até o domínio próprio tem certos limites, para que não nos tornemos prisioneiros de nós mesmos. É bom que entendamos quando os clarins ressoam, anunciando a hora de conhecermos mais um pouco da verdade, para que uma liberdade maior possa conduzir-nos.
Cada dia é dia de colocarmos as mãos no arado, sem que nossa visão intente ver o que se passa, pois, sendo ele mau, correremos o perigo de esmorecer; e, sendo muito bom estaremos sujeitos à vaidade.
E a vaidade pior é aquela que esquece a ajuda dos outros.
Que somente fala do EU, e lembra, mas se faz esquecida do NÓS.
Eu mando, é prepotência que arruína a amizade.
Eu fiz, é indigesto para os que ajudaram a fazer.
Eu dei ordens, é sinal fechado para amor.
Eu não quero, é recusa da experiência alheia.
Eu não posso, é porta fechada, para quem confia em nós.
E ainda mais, o tom da palavra pode melhorar ou piorar essas condições.
Pelo Espírito: CARLOS
Psicografia: JOÃO NUNES MAIA
Do livro: TUAS MÃOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário