domingo, 30 de setembro de 2012

Reflexão Matinal - 12

Não menospreze o ensejo que se lhe apresenta de prestar serviço útil. Muita vez, notará que não tem muita opção de trabalho, mas, com um pouco de criatividade, e, principalmente, com uma pequena dose de boa-vontade, vislumbrará ocasiões de ser útil em um número de pasmar.
Quebre sua rotina, e pense e aja diferente, e verá que até o modo de olhar, sorrir e falar, pode ser uma forma de ofertar socorro efetivo aos necessitados da vida.
O ser humano carece de ser útil, como o estômago necessita de alimento. Não por outra razão o serviço voluntário cura doentes da alma, criminosos inveterados e gente desnorteada, como tanto estudos e experimentos psicológicos têm indicado. Aumentar o número e a extensão das vezes em que se é útil, portanto, é caminho excelente de favorecer a realização pessoal própria, assim como bemestar e paz de consciência. O homem é um animal gregário, já afirmara Aristóteles. Servir ao coletivo, ao social, ao próximo, de modo consciente e deliberado, é a fina-flor da completude para um ser humano.
Ser útil não é só um dever: é uma grande oportunidade... de ser feliz.
Gustavo Henrique / Benjamin Teixeira.
Livro: Reflexões Matinais

Nenhum comentário:

Postar um comentário