terça-feira, 25 de setembro de 2012

Prazer sexual e amor espiritualizado

16.7  Prazer sexual e amor espiritualizado
A alegria do prazer sexual tem duração breve e somente ela não tem suporte para conservar a alegria e a simpatia na vida conjugal. O casal, se não estiver cultivando um certo grau do amor espiritualizado, facilmente poderá chegar aos estados sombrios de tédio, desencanto e indiferença. É necessário, para a elevação do grau de simpatia no casal, abandonar o amor-sonho, buscando conquistar o amor-essência.
O amor vinculado somente ao instinto sexual tem duração transitária, porque vai perdendo sua vitalidade de interesse, com o passar dos anos, e é em virtude disso que  muitos casais procuram desenvolver novas práticas de atividade sexual, para promover  o prazer, a fim de compensar as enormes deficiências de amor no imo de seus corações.
As técnicas sexuais são ginásticas do prazer, mas não desenvolvem o amor que traz paz e alegria ao coração. Neste caso, o amor é prisioneiro do prazer egoísta e muito pobre em expressão de vibrações puras da alma. Emmanuel nos esclarece quando a atração sexual é mais forte do que os sentimentos enobrecidos:
“(...) sempre que a atração genésica é mais poderosa que o amor, surgem as crises de longo curso, retardando o progresso e o aperfeiçoamento da alma, quando não lhe embargam os passos na loucura ou na frustração, na enfermidade ou no crime”. (Livro: Religião dos Espíritos – Emmanuel / Chico Xavier).
Não é o corpo quem ama, sofre, sente saudades, sonha, tem alegrias e tristezas, mas sim, a alma. A estrutura psicológica da criatura humana necessita realmente é de alimento espiritual. É preciso aprender a educar-se, aperfeiçoar-se e purificar os sentimentos, a fim de que realmente o amor venha a brotar no chão da vida afetiva. Apenas o cultivo metódico e perseverante de uma religiosidade sincera facultará o desenvolvimento das energias do coração, fazendo desabrochar o amor que alimenta, ilumina, balsamiza, conforta, socorre, fortalece e pacifica. Se o casal se interessar sinceramente em que o seu amor cresça, no curso do tempo, e vença as barreiras da morte, continuando na Vida Espiritual, é indispensável que não se escravize aos desejos do corpo mas penetre o reino sutil das vibrações espirituais pelo aperfeiçoamento e purificação dos sentimentos. A André Luiz é dito, de maneira incisiva:
“Os que se consagram exclusivamente aos desejos do corpo, não sabem amar além da forma, são incapazes de sentir as profundas vibrações espirituais do amor sem morte.” (Livro: Os mensageiros – André Luiz / Chico Xavier)
Livro fonte: Sexo e destino – Walter Barcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário