quarta-feira, 25 de julho de 2012

SEXO E DESEQUILÍBRIO

            “No exame das causas da loucura, entre individualidades, sejam encarnadas, sejam ausentes da carne, a ignorância quanto à conduta sexual é dos fatores mais decisivos. A incompreensão humana dessa matéria equivale a silenciosa guerra de extermínio e de perturbação. (...) o cativeiro da ignorância, no campo sexual, continua escravizando milhões de criaturas.” (No Mundo Maio – Andre Luiz / Chico Xavier, 26.11)
            Tal ignorância não se refere somente à prática sexual em si mesma mas, principalmente, às doações afetivas. Grande parte da Humanidade desconhece que é um Espírito imortal envergando um corpo físico transitório e que toda a sua complexidade de caráter e de sentimento nasce de sua vida mental. Não percebe que, para ser feliz por dentro, precisa obedecer às Leis Morais que Jesus nos ensina, através de seu Evangelho. O sexo é mental em seus impulsos e manifestações e, como tal, deve ser tratado na intimidade de nós mesmos.
            A maioria esmagadora da Humanidade não está interessada em administrar o seu mundo afetivo sob as luzes espirituais, pois permanece experimentando a impulsividade do instinto sexual, do amor possessivo, da viciação, das taras, não refletindo nas conseqüências morais de sua conduta infeliz. Em virtude disto é que a coletividade humana sofre aflitíssimos problemas morais e espirituais, há milênios, onde o desequilíbrio sexual surge por toda a parte, devastando lares e infelicitando criaturas. Ignoram as criaturas humanas que as emoções descontroladas, os desejos inferiores acalentados, os pensamentos infelizes cultivados, os sentimentos de posse exclusiva e os excessos de prazeres sexuais prejudicam e danificam profundamente a vida íntima, a organização mental, o nosso corpo espiritual e, conseqüentemente, o corpo físico.
            “De mente desvairada, fixa no socavão da subconsciência, perdem-se no campo dos automatismos interiores, obstinando-se no conservarem deprimentes estados psíquicos. O ciúme, a insatisfação, o desentendimento, a incontinência e a leviandade alastram terríveis fenômenos de desequilíbrio.” (No Mundo Maior – Andre Luiz / Chico Xavier, 26.11)
            A permanência nos infelizes estados psíquicos quais o ciúme doentio, a insatisfação sexual e afetiva, o desentendimento entre cônjuges, a viciação do prazer sexual e a leviandade nos compromissos afetivos assumidos, fazem surgir também variados sintomas de desequilíbrio na vida mental, de recuperação longa e difícil. Mergulhada a mente nestes estados psíquicos depressivos, o Espírito passa a já não viver o presente, mas, a revolver, recapitular e cultivar as sombrias experiências de vidas passadas, que se encontram como lembranças arquivadas no porão da personalidade — a subconsciência.
Livro: Sexo e Evolução, cap. 5 – Walter Barcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário