quarta-feira, 27 de junho de 2012

lecionoj de la vivo / lições da vida

Lernu per la lecionoj de la vivo, sed ĉefe per viaj propraj spertoj, ne konfidanteal la “kanto de sirenoj”, kiuj ensorĉas kaj kuntrenas al la abismoj.
Se la abriulo deziras sin liberigi de la alkoholo, li trovos pli facile tiun, kiu donacos al li glason da drinkaĵo, anstataŭ doni al li panon.
Se la fumando volas forlasi la tabakon, la ironio de la amikoj klopodas ridindigi lin, insistante ke li pluen sin venenu.
Se la toksiĝemulo klopodas forlasi la drogon, la toksovendisto minacas lin kaj ĉantaĝas lin.
Se la deliktulo de ia ajn grado deziras la rerajtigon, svarmas ĉirkaŭ li tiuj, kiuj konspiras kontraŭ lia klopodo.
Zorgu do, kaj vin subtenu sana, fizeke kaj morale.
Libro: Vivo Feliĉa
Joanna de Ângelis / Divaldo Franco.155

Aprende com as lições da vida, mas, principalmente, com as tuas próprias experiências, confiando menos nos “cantos de sereias”, que seduzem arrastando para os abismos.
Se o ébrio deseja liberar-se do alcoolismo, encontra com mais facilidade quem lhe sirva um novo gole, ao invés de quem lhe dê um pão.
Se o fumante quer abandonar o tabagismo, a ironia dos amigos tenta ridicularizá-lo, insistindo com ele para que continue envenenando-se.
Se o toxicômano faz esforço para deixar a droga, o traficante ameaça-o e chantageia-o.
Se o delinquente de qualquer matiz intenta a reabilitação, enxameiam ao seu lado os que conspiram contra o seu esforço.
Tem, pois, cuidado, e mantém-te sadio, física e moralmente.
Livro: Vida Feliz
Joanna de Ângelis / Divaldo Franco. 155

Um comentário:

  1. Nestas adversidades dos intorpecentes, diversos seres humanos tem passando por lições desesperadoras infelismente mais lições estas que você meu amigo (a) pode evitar se cuide fuja das drogas, cuide de você e de quem amas oriente seus filhos família aconselhe a quem você conhece e esteja em uma situação como esta a buscar um centro de recuperação, seja solidário você pode salvar uma vida uma família...

    ResponderExcluir