quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Quando a Compreensão Estiver Conosco



Quando a compreensão estiver em nossos olhos, fixaremos na cicatriz do próximo a dificuldade respeitável de um irmão.
Quando a compreensão morar em nossos ouvidos, receberemos a injúria e a maldade, nelas sentindo o incêndio e o infortúnio que ainda lavram no espírito daqueles que nos observam sem exato conhecimento.
Quando a compreensão se nos aninhar no próprio verbo, o falso julgamento surgirá, junto de nós, por enfermidade lamentável de quem nos procura, e saberemos fazer o silêncio bendito com que se possa, tanto quanto possível, impedir a extensão do mal.
Quando a compreensão se nos associar ao raciocínio, identificaremos nos pensamentos infelizes a deplorável visitação da sombra, diante da qual acenderemos a luz da fé para a justa resistência.
Quando a compreensão clarear-nos o sentimento, a rigidez espiritual jamais encontrará guarida em nós outros, porque o calor da benevolência irradiar-se-nos-á do espírito, estimulando a alegria dos bons e reduzindo a infelicidade dos companheiros que ainda se confiam à ignorância.
Quando a compreensão brilhar em nossas mãos, a preguiça não nos congelará a boa vontade, e aproveitaremos as mínimas oportunidades do caminho para as tarefas do amor que o Mestre nos legou.
- Bem-aventurados os limpos de coração! - proclamou o Excelso Amigo.
Sim, bem-aventurados os que esposam o Bem para sempre, porque semelhantes trabalhadores da luz sabem converter a treva em claridade, os espinhos em flores, as pedras em pães e a própria derrota em vitória, criando invariavelmente o Céu onde se encontram e apagando os variados infernos que a ignorância inflama na Terra para tormento da vida. 
(Emmanuel - Do livro Luz e Vida, de Francisco Cândido Xavier).


Minha Pequena contribuição: Buscar compreender a tudo e a todos nem sempre é tarefa fácil de se fazer; mas é a mais linda de todas as virtudes, o compreensivo é alguém que busca diariamente edificar a sua paz interna, diante da incompreensão alheia e do mundo. Buscando jamais ser ele o causador de tal mal. Jesus, asseverou: - Bem aventurados os pacíficos, porque deles é o reino do Céu. E o Espírito Agar no diz que a paciência é a ciência da Paz; fazendo nos lembrar de Francisco de Assis, ao nos  conclamar: necessario é compreender para sermos compreendidos. Pense Nisto! Antônio Ramos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário