sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Trabalho em equipe, desafio para o mundo individualista!

Trabalho em equipe, desafio para o mundo individualista!


Trabalho em equipe, desafio para o mundo individualista!

Publicado em 30/08/2010 por Escola da Inteligência em Opiniões interessantes
Antes de discutirmos sobre o assunto, vamos a ler a história abaixo:
Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembleia. Foi uma reunião das ferramentas para acertar suas diferenças.
O martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho e, além do mais, passava todo o tempo golpeando. O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos. A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse a trena, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora a única perfeita.
Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, a trena e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembleia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:
“Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos, e concentremo-nos em nossos pontos fortes.”A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas, e a trena era precisa e exata.
Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalhar juntos…
Conosco, seres humanos, ocorre o mesmo. Quando buscamos e apontamos defeitos no outro, criamos um relacionamento negativo, nos tornamos seres egocêntricos.
Trabalhar em grupo não é fazer vista grossa aos defeitos e dificuldades do outro, mas sim, lapidá-los e transformá-los em coisas positivas, que contribua com o trabalho. Precisamos romper o egocentrismo, extrair a inteligência das pessoas e estimulá-las a pensar e cooperar com os demais…
Temos que compreender que não somos os donos da razão, e quando estamos na liderança da equipe não devemos ter o desejo doentio de controlar as pessoas. Trabalho em grupo exige saber ouvir, falar, debater, discutir ideias, procurar soluções em conjunto.
Trabalhar em equipe é uma das funções mais importantes da inteligência. Para desenvolvê-la é preciso cortar as raízes da inveja, ciúme, competição predatória e necessidade neurótica de estar sempre certo. A competição excessiva e sem ética bloqueia a inteligência gerando o individualismo e o isolamento.
“É fácil encontrar defeitos. Qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades, isto é para os sábios”.

Augusto Cury

Nenhum comentário:

Postar um comentário